segunda-feira, 18 de maio de 2009

Carta Desabafo

Nesses últimos dois anos, eu venho dedicando o meu tempo, meu dinheiro, meus esforços, a minha paciência e a das pessoas ao meu redor por conta de um objetivo, objetivo este que tem importância fundamental na minha vida, e pelo qual, milhares de pessoas como eu também correm atrás: uma vaga no ensino superior público. Fato é que para alcançar o meu objetivo eu devo passar por uma prova para a qual eu não fui preparada.
Sabe o que mais me deixa com raiva? Quando eu vejo uma matéria no cursinho (sim eu faço cursinho, e acho que seria impossível passar na faculdade que eu quero sem fazê-lo) e tenho absoluta certeza que eu nunca estudei isso antes, eu estou enganada ou o vestibular é uma prova que avalia os conhecimentos adquiridos na escola? Pois é, só se esqueceram de conferir se o conteúdo que eles cobram foi mesmo ensinado, eu posso garantir que nas escolas públicas que eu estudei eu não vi e certamente muito vestibulando por aí também não... Agora me diz como eu vou conseguir recuperar todos esses anos de péssimo ensino em seis meses de cursinho?
Mas o meu querido governo, ao invés de investir em um ensino fundamental e médio de qualidade, aplica a maior parte do dinheiro destinado à educação no ensino superior, justamente onde a maioria dos estudantes provém de escolas particulares, que ironia não? Aliás, esse país é cheio de ironias, como aquela em que se destina parte das vagas a alunos que realizaram o ensino médio em escolas públicas, ou seja, um remédio para a doença que ele (o governo) mesmo provocou.
Estavam tão óbvias todas essas deficiências do vestibular que finalmente alguém se tocou e resolveu agir, a proposta de substituí-lo pelo o Enem foi uma ótima idéia, que deixará a competição um pouco mais justa, mais que não é a solução, já que a nota das escolas públicas no Enem ficou bem abaixo das escolas particulares.
Como dá pra ver, esse problema vem lá de baixo, do ensino básico, sem melhorar as bases não adianta mexer no topo que só vai remediar o grande problema que é a educação no Brasil.
Quanto a mim, no meio do ano estou lá de novo, espero que pela última vez!

2 comentários:

  1. eu acho que você tem dedicado tudo a você mesmo pois colherá no futuro ....

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão... é a prova viva (das milhares que existem) de que não precisamos de cotas raciais, mas sim, de cotas sociais... as Univ. Públicas deveriam separar parte de suas vagas para concorrência exclusiva entre alunos que estudaram em colégios públicos. E melhor ainda, será quando chegar o dia (eu espero que chegue algum dia) em que os colégios públicos sejam, pelo menos, razoáveis!

    Continue na batalha, não desista nunca... Valeu!

    ResponderExcluir